THE LEGEND OF BERSERK: Entrevista Kubooka e Miura!

   O site oficial, alguns dias após a estréia do segundo longa-metragem nos cinemas, disponibilizou um trecho de uma entrevista entre “Kentaro Miura” e “Toshiyuki Kubooka” (o diretor dos longa-metragens), esta entrevista faz parte de uma compilação especial, contendo notas de produção, esboços, notas de dublagem, sonorização, dentre outros itens.

Sendo assim, o material disponibilizado trata-sse de uma prévia, o material completo pode ser adquirido através da compra do mesmo.

Antes de postar o material em si, gostaria de deixar claro alguns pontos:

– A entrevista anexada ao site do projeto encontra-se em japonês, o que de fato, nôs impõem uma barreira idiomática. O blog possui alguns parceiros que dominam o japonês em si (o japonês falado), mas não o escrito, o que dificulta a abordagem do material;

– Tendo em vista esta barreira, nosso trabalho consiste em coletar pequenos fragmentos da entrevista, que foram traduzidos em línguas “ocidentais” e divulga-lô de forma coerente e compreensível.

– Creio, que o pouco que será postado será o suficiente para compreender a “alma” da entrevista, seu ritmo e como Miura se sente em relação a este novo projeto;

– O post será constamente atualizado assim que nova tradução ou trecho estiver disponível, aproveitem!

=====================================================================================================

ENTREVISTA: MIURA X KUBOOKA

Kentaro Miura que já havia anteriormente comentado, durante o lançamento do capítulo 329, que a arte e a animação do segundo longa-metragem estavam superiores aos vistos no primeiro longa, completou dizendo que se sente muito agradecido, devido a qualidade dos filmes e que segundo sua perspectiva, esta nova animação complementa o mangá e vice-versa.

Miura ainda disse, estar muito satisfeito, especialmente com a segunda parte, pois há muito mais “violência” e “sexo” que o anterior, e segundo ele, estes são elementos que definem bem o universo de “Berserk“.

Toshiyuki Kubooka, em resposta diz estar muito preocupado, pois ouviu comentários infelizes, de que o filme subtraia muito material quando comparado com a obra de origem. Em resposta, Miura disse que quem estiver interessado em saber mais sobre berserk pode ler o mangá.*(nota)

Bom pessoal, o trecho é esse e eu gostaria de salientar algumas notas:

O Miura é um profissional extremamente metódico e organizado, acompanhou de perto a adaptação do anime’97 (modificando os plots devenvolvidos pela OLM e reescrevendo-os em sua grande maioria) enfim, Miura realmente demonstrar tanto apreço por esta nova animação é um fato um tanto “curioso” e me faz indagar sobre qual é o real motivo disso.

Bom, se minha teoria estiver certa (De que esta trilogia é uma “introdução” desse projeto, já que a “Golden Age” já possuia uma animação própria e que o projeto irá realmente “começar” com a animação dos arcos que nunca foram animados.), eu compreendo a maleabilidade de Miura e o fato dele gostar desta nova animação. A animação é boa e tem muito potêncial, ainda mais com o subsídio do Stúdio 4C, mas é evidente que existe alguns quesitos/pontos que precisam de melhoras e melhoras rápidas.

Diante desta perspectiva, temos dois caminhos a serem trilhados: de que essa trilogia é a “introdução” da série e que após isso, o projeto irá “endireitar-se” e irá animar os próximos arcos com tempo de execução suficiente para uma abordagem completa da estória e animação desenvolvida em potêncial máximo, seja ela híbrida ou não.

Ou temos a alternativa de que esses filmes (isso se o projeto manter a mídia “movie” no futuro) foram feitos com o objetivo simplório, de apenas  alavancar as vendas do mangá e ser um bom complemento para os leitores. (#medo)

Quer sim, quer não, deixando os pontos adaptativos um pouco de lado, a existência desse projeto fez bem a “Berserk” pois, ele fez pessoas que haviam esquecido da série, retornarem e ao mesmo tempo despertou o interesse de novos fãs (Até mesmo em Tóquio).

A venda do mangá têm aumentado desde então, como também, o preço do mesmo. As inúmeras parcerias entre o “Berserk Film Partners” rendem muitos frutos, dentre os parceiros, destaque para a “Yahoo Japan” aonde ocorre lícitações para compra do mangá e o site “Gyao” aonde temos uma seção especial destinada ao projeto, aonde os vídeos oficiais, previews, specials e derivados são lançados.

No mais, eu fico (mais) tranquilo após saber que Miura se sente “bem” com relação a este projeto, MAS no fim, estamos em uma encruzilhada: Ou o projeto será uma boa animação aonde os fãs poderão ver um bom anime com tempo de execução satisfatório e estória suficiente ou este projeto será um “resumo” da obra feito para alavancar as vendas do mangá e dar o impulso necessário que berserk estava precisando após todos estes anos.

A verdade? Só o futuro irá dizer….ou melhor, 2013 irá nos dizer!

(nota)*Este “convite” de Miura para a leitura do mangá em busca de uma versão “mais completa” da trama, na minha opinião, foi uma verdadeira “lavagem com sabão” que Miura fez, discretamente por sinal, na boca de todos os fãs ao redor do mundo que odiaram o filme e definiram-o como uma abominação a Berserk e ao próprio Miura.

Minha opinião? Simples, o filme não é perfeito, têm deslizes técnicos e adaptativos MAS, que também tem pontos positivos, muitos por sinal e que esta iniciativa da animação é válida, já que o mangá, continuará sendo a obra-máxima de referência. Sendo assim, a animação é apenas mais um complemento em minha experiência em Berserk!

E vocês, o que acham?

17 Comments

  • Miura dando tapa de luva nos fãs babacas ortodoxos…

    Amo Miura!!!

  • Perfeito. É a mesma conclusão que cheguei, que as maiores intenções do projeto é fazer com que quem não leu o mangá, se interesse, e para quem já conhece, serve como um divertido “quase-review”.
    Parece que a maioria espera errôneamente algo que supere a obra original, daí dá nessas revoltas.
    E bom saber que o segundo possa está técnicamente melhor.

  • Se a ideia era diminuir a quantidade desse monte de gente q acha q uma adaptação de material original é o que importa, eu tô com o Miura. Acho medonha essa mania, pra mim tem q ser “combatida”. Aliás, eu acho q é por isso q por mto tempo ficamos sem adaptação do resto da história. Se eu fosse o Miura, ficaria put* da vida em ver um bando de gente reclamando da falta de adaptação do material, em vez de ler o mangá, q é a verdadeira obra dele.

  • O Miuraço fez bem em separar o joio do trigo( quem é fã antigo mesmo da obra Berserk e acompanha deste que saiu em todas as suas midias sabe muito bem que há diferenças sutis entre as midias e algumas ate agregam valor a obra, vide o jogo do maravilhoso DreamCast).

    E o publico japones gostou do primeiro movie, e está adorando o segundo( que dizem que está bastante fiel ao manga em sua totalidade e sem exageros de CG).

    Enfim eu vejo uma certa evolução em cada movie para chegar na parte que importa que é o arco jamais animado ( o espadachin negro).

  • Concordo com todos vocês, é muito bom ver uma franquia como Berserk tendo sua energia restaurada após todos estes anos.

    É fato também, de que a publicação do mangá e este novo projeto de animação tornaram-se “um único grande projeto entrelaçado”. Os movies divulgam o mangá e vice-versa, ótima iniciativa.

    Agora quanto a animação, concordo com todos os pontos levantados, MAS também a de se salientar, que embora o projeto não tenha a “obrigação” de seguir a risca a linearidade do mangá, existe sim, a necessidade de uma equipe com seriedade e responsabilidade por de trás da adaptação.

    Pois é indiscutível, que ninguém de nós gostaria de ver “qualquer coisa” com o logo “Berserk”. Repito, falo genéricamente, a animação está boa, com material e referências satisfatórios para os tempos de execução propostos, mas vale também, nosso senso crítico para avaliar se o material adaptado realmente condiz com o material de origem ou é apenas um atrativo com o logo da série, mas que não faz jus ao mesmo.

    Prognóstico: Feliz e esperançoso^^

  • Ele simplesmente constatou o óbvio…acho todo esse alvoroço desnecessário pois ele não desconsiderou a animação, e também, porque ele faria isso?
    Já sabemos que os filmes não passam de um terço do que o mangá tem a oferecer…o que eu queria mesmo saber é se ele está envolvido no projeto…

  • Acho muito alvoroço para tão pouco conteúdo…Miura simplesmente constatou o óbivio.
    Não desconsiderou a animação, também, porque faria isso?
    Já sabemos que a animação representa um terço do mangá, se não for menos.
    Eu esperava saber mais da participação dele no projeto e se foi consultado no período de desenvolvimento.

    • A questão não é essa, na verdade, não sabiamos qual era o grau de participação de Miura na produção dos longas (se havia participação) e quais eram seus verdadeiros sentimentos com relação a isso!

      Enfim, o que podemos afirmar é que Miura está sendo consultado e têm reuniões ou entrevistas com o diretor ou o pessoal da staff (Com qual periodicidade, não sabemos. Mas sabemos, que eles esquematizam este projeto a muitos anos).

      Em suma, podemos dizer que há muita informação “oculta” nessa relação e que eles só estão liberando as informações que eles querem que nós saibamos, novas informações ou reviravoltas podem vir a tona em um futuro não tão distante.

  • Um ponto relevante que “elevou” Kubooka em minha avaliação:

    – Ele se mostrou “preocupado” ou melhor revelou isso ao público. Isso reflete muito o modo “oriental” de ser. Diretores comumente, pouco se importam com a opinião de fãs (geralmente em adaptações), eles simplesmente, fazem o que acham ser o melhor, de sua maneira, sem se importar com nada e ninguém.

    – Essa argumentação de Kubooka me fez analisar sua perspectiva e apoia-lo, independente da animação, ele se preocupa com a recepção do projeto e a opinião dos fãs, principalmente aos adeptos à obra de origem, que sabem melhor do que ninguém o que foi ocultado no longa ou não.

    Como todos já disseram, e eu mesmo repeti milhares de vezes, espero que a animação melhore a cada nova etapa e dou meu voto de confiança, pois apesar de tudo, a parceria Kubooka/Stúdio 4C têm muito potêncial e ninguém pode contrariar isso.

  • Perdão, postei o mesmo múltiplas vezes…o texto não apareceu de primeira…
    Mas enfim, concordo que Berserk merece o melhor, por isso mesmo tenho essa dúvida quanto a participação de Miura…seria bom saber o nível de participação dele.
    Ficaria muito mais tranquilo sabendo que o que é adicionado nos filmes, tem a aprovação do próprio…

  • Concordo com vocês também, cada filme terá uma evolução visual isso não há duvidas. Gostei do 1° filme e tenho certeza que gostarei do 2° e do 3°!
    To doido pra o arco black swordman!!!

    • Tem toda razão, pelo menos está superior ao anime de 97’…
      Assisti ao filme e em seguida conferi o anime…
      e bem, posso dizer que de repente, todos os defeitos de Egg of The Supreme Ruler se dissiparam…mal posso esperar pela segunda parte.

  • Como eu Já Disse Antes Ficamos de 97 a 2012 !! SEM ANIMAÇÔES de BERSERK!!!
    Só Manga !!!!! 15 anos!!!!!!! só Lendo!! Reclamar do Filme de q ???!!! Podia ser Melhor??? *PODIA*……!!! Pra kem espero todo esse Tempo Ta bom D+++!!!

  • Fiquei assustado com o tempo de duração do filme, e com as criticas q foram feitas sobre o mesmo, pra mim parecia que ia ser foda… enfim deixando meu lado Fanboy de lado, vou baixar e ver o movie hoje pra ter uma opinião formada.

  • O primeiro filme é passável. Criticando o filme puramente como filme, a história é muito mal contada e há pouco desenvolvimento dos personagens. Agora como fã o filme deveria ter sido capaz em igualar ou chegar perto do anime de 1997, mas não foi capaz.

    Mas com mais tempo de duração, tenho quase certeza que a sequência será bem melhor como filme além do mais essa parte é uma das mais fodas do golden arc.

Deixe uma resposta