Conan VS Berserk – Comparações e Influências

Conan the Barbarian (no Brasil, Conan, o Bárbaro), é um filme de 1982 baseado nas histórias de Robert E. Howard. Em entrevista, Miura declarou ter se inspirado em Conan para elaborar algumas cenas e personagens de sua obra.


As duas histórias narram a jornada de protagonistas guerreiros e musculosos que buscam vingança em um mundo de fantasia habitados por seres sobrenaturais. 
Abaixo há algumas cenas dos filmes que inspiraram Berserk e outros que achei muito similares a acontecimentos do mangá.

1 – Nas páginas iniciais de Berserk, Guts está transando com uma mulher que se revela um demônio (Apóstolo) que seduz os homens para devorá-los. Em Conan, o protagonista chega à casa de uma mulher, acaba fazendo sexo com ela e, durante o coito, ela se transforma também em um demônio e tenta matá-lo.

 

 

2 – O primeiro grande adversário que Guts enfrenta, logo no início do mangá, no Arco do Espadachim Negro, é um Apóstolo cuja aparência é de uma cobra, chamado Snake Baron. É possível que Miura tenha usado como inspiração o vilão Thulsa Doom de Conan, um personagem com aparência de serpente que comanda toda uma cidade e é o alvo da vingança de Conan.

 

Thulsa Doom forma de serpente
Snake Baron forma apóstolo
Thulsa Doom forma humana

 

3 – Quando Guts mata Gambino e é forçado a fugir, ele é caçado por lobos. Conan, quando é liberto por seu senhor, é perseguido por cães.

 

 

4 – No mini arco do Conde quando é contado sobre o passado dele, sua esposa é vista em meio à uma orgia com uma estátua sinistra ao fundo. Em Conan, é mostrada uma orgia com Thulsa Doom ao fundo.

 

 

5 – Silat, o príncipe dos Bakirakas, quando enfrenta Guts, faz uma pose com a arma que lembra muito a pose de vitória de Conan quando este participa de uma batalha de gladiadores.

 

 

6 – Após ser perseguido por cães, Conan cai dentro de uma tumba ancestral com aparência de um salão real e vê sentado em um trono um “rei caveira”. Há a possibilidade de Miura ter usado essa cena como inspiração para a idéia de Skull Knight e Gaiseric.

 

 

7 – O filme Conan tem início com a forjadura de uma espada, assim como o anime de 1997 de Berserk que começa com Godo forjando a Dragonslayer para Guts.

 

 

8 – Conan é atormentado por espíritos em um determinado ponto do filme, muito similar a Guts que em muitos momentos também é incomodado pelas criaturas. A aparência dos espíritos é bem parecido nas duas obras.

 

 

9 – As ombreiras utilizadas por Guts durante sua fase de Espadachim Negro, logo no início do mangá, é similar às ombreiras de um gladiador adversário de Conan.

 

 

10 – Semelhanças entre reis das duas obras:

 

Resultado de imagem para rei de midland

8 Comments

  • Eu sou um grande fã dos filmes de Conan. Aliás, adoro todo e qualquer filme desse gênero. Eu nunca tinha parado pra fazer uma analogia entre Conan e Berserk. De fato, pensando na entrevista de Miura em que o próprio admite a inspiração, e analisando esta cenas comparativas, a influência é patente.

    Excelente texto. É sempre interessante conhecer as obras que tiveram influências na criação e composição de Berserk. Como sempre, o mestre Miura está bem servido e bem acompanhado.

  • Direta ou indiretamente, Berserk possui uma grande influência de Robert E. Howard & H.P. Lovecraft.

    No caso de Lovecraft, imagino que seja mais indireta, visto que Miura citou o Ash de Evil Dead (de Sam Raimi) como referência para Guts e vários elementos da obra. E Evil Dead é bem lovecraftiano, a ponto de ter até o Necromicon.

    Há também uma forte influência de Clive Baker, afinal o design dos membros da Mão de Deus é quase uma cópia de alguns cenobites de Hellraiser. Valendo isso também como outra referência indireta a Lovecraft, visto que Clive Baker foi muito influenciado pelo mestre do horror, conforme o autor admite.

    Se adicionarmos na lista A Espada Selvagem de Conan, que terminou antes que Berserk nascesse, as dívidas de Miura ficam ainda mais claras.

    A despeito de tudo isso, Miura deu seu toque pessoal e sua obra se distingue bem.

    A todos que ficarem curiosos, recomendo que leiam os contos originais de Conan, de Robert E. Howard. São ótimos, impressionantes até hoje (imagine para a época!, afinal Howard não poupa violência e Conan é realmente durão). Irão se sentir lendo “Berserk”.

    • O que não entendo é como H.P. Lovecraft tem uma influencia tão grande para britânicos e norte-americanos em questão de design de personagem e horror, sendo que a obra é uma fantasia escrita. Digo, não seria mais fácil obras de quadrinhos do meio do século passado, terem esse peso pra eles?

  • Berserk tem bastante de Robert E. Howard e H.P. Lovecraft, mais do que a maioria imagina. Algumas referências são mais diretas, outras indiretas.

    A começar pelo próprio Guts e o seu braço de ferro, que usaram como referência Ash de Evil Dead (Sam Raimi), este por sua vez referenciou bem Lovecraft na trilogia, a ponto de até mencionar o Necromicon. Outro empréstimo de Miura vem de Clive Baker (Hellraiser) para a criação da Mão de Deus, onde alguns membros são quase cópias dos cenobites do escritor e diretor. Como o próprio Clive Baker admite, ele foi influenciado por H.P. Lovecraft para criar Hellraiser, que trabalha em certa medida a ideia de terror cósmico, a marca do pai do terror, digamos.

    Agora Robert E. Howard, que usava da mitologia de Lovecraft, é um caso mais direto. Se você ler os contos de Conan depois de ter conhecido Berserk, se sentirá em casa, por exemplo, pelo tom sombrio e violento. E veja que são contos dos anos 30! Eram impressionantes para a época e não envelheceram nenhum dia (leia e confira por si mesmo). Howard foi o Tolkien que não deu certo; na época, não estavam preparados para um universo sombrio e violento, além de um personagem durão e imoral (talvez amoral?) como Conan, praticamente um ubersmensch nietzschiniano vagando num mundo hostil. Robert E. Howard é o pai da fantasia sombria e violenta. Mesmo que hoje em dia seja bem mais reconhecido que antes, ainda é overrated se comparado ao seu nível de talento e influência.

    Mas não sei se Miura leu Lovecraft ou Howard diretamente, então é provável que, além do filme, ele tenha sido influenciado por A Espada Selvagem de Conan, quadrinhos em versão adulta do bárbaro, que eram em preto-e-branco. A série terminou de ser publicada pouco antes de Berserk nascer, caso não me falhe a memória, e é bem capaz que Miura tenha tido contato com ela nas bancas (visto que gostava bastante de temas ocidentais).

    Ainda assim, com todos as suas dívidas, Berserk tem alma própria e hoje em dia influencia outras obras. Todos são influenciados por outros, mesmo os grandes escritores que citei acima. O importante é dar o seu toque pessoal. Miura fez isso bem, tendo criado um mundo com um ar mais sombrio e gótico, principalmente no começo da série. Embora eu prefira Conan no geral, Berserk é um dos melhores quadrinhos que existe por aí.

  • Não acho que algumas dessas coisas da lista tenham sido inspiração ou cópias/adaptações do filme, mas CLARAMENTE #KentaroMiura era um grande fã de Conan e colocou todo seu amor a obra em seu mangá.

    O que eu acho mais impressionante disso tudo, é como algumas filmes antigos são tão criativos que tem impacto 20/30/40 anos depois….. infelizmente hoje a indústria está cada vez arriscando menos, apenas apostando em remakes.

    Bela lista, belo site!

Deixe uma resposta