Iniciação em Berserk

Berserk é um mangá cuja trama se desenvolve ao redor do personagem Guts, um formidável e habilidoso espadachim, que se encontra em uma perigosa jornada em busca de vingança contra Àquele que sacrificou todos os seus amigos. Antes de iniciarmos, saiba que Berserk é um “conto de fadas adulto” que deve ser contado ao pé do ouvido de “crianças corajosas”.

Berserk é ambientado em um mundo de aspectos e feições medievais, muito parecido com o medievo europeu dos séculos 13 ou 14, pois há feudos, castelos, rainhas, condes, catedrais, cavaleiros, vassalos, inquisição, peste negra e invasões bárbaras. Aliás, a ambientação de Berserk é muito parecida com a Inglaterra medieval dos séculos 13 ou 14. As relações sociais, políticas, econômicas e culturais em Berserk são tipicamente medievais, pois temos realeza, clero, feudalismo, vassalagem. A arquitetura em Berserk é caracteristicamente medieval, pois é de estilo gótico e românico.

Berserk é uma aventura fantástica que pode ser enquadrado no gênero de ficção fantástica (ou de fantasia). Mas não se engane com o termo “fantasia”, pois Berserk é uma trama bastante realista, já que aborda situações, comportamentos e eventos típicos da sociedade humana, sobretudo aspectos psicológicos, culturais e sociais. Nesse sentido, Berserk é uma fantástica narrativa que funde harmoniosamente realidade e fantasia, indo mais além nesse quesito, pois mostra de maneira formidável que ambas são faces da mesma moeda, partes de algo maior, transcendental e alheio a nós, míseros mortais.

Berserk é um mangá altamente complexo, tão complexo que deve ser lido com máxima atenção e minúcia, e se possível é aconselhável ler o mesmo capítulo três vezes ou mais, tomando o cuidado de analisar os personagens, as suas falas e expressões, e os cenários nos quais toda a ação se passa. Berserk é um mangá complexo no sentido de que possui uma trama psicologicamente forte e um traço altamente elaborado. Berserk é psicologicamente forte porque aborda situações e condutas que são moralmente reprovadas pela nossa sociedade, pois são tabus para a maioria das pessoas. O estupro, a pedofilia e a Magia Negra são exemplos de tabus que estão presentes em Berserk. Berserk possui um traço altamente elaborado porque tudo é desenhado detalhadamente, pois o autor ilustra com detalhe toda a cena, tanto os personagens como os cenários, de maneira que nada escapa ao seu perfeccionismo artístico.

Berserk é uma intensa e harmoniosa mistura entre elementos das mitologias nórdica, celta, cristã, budista e hindu; uma formidável fusão entre a “crença dos elementais“, a “crença do Apocalipse” e a “crença do Carma“. Além dos aspectos mítico, sobrenatural e religioso, a trama de Berserk é profundamente carregada de aspectos filosóficos, pois as falas de alguns personagens são carregadas de meditações e reflexões existenciais profundas. Por conta disso também, Berserk é tido como um mangá bastante complexo!

O ponto alto e forte da trama é o medonho Eclipse, no qual ocorre a escolha do Quinto Demônio do DesejoFemto, àquele que será o Quinto Membro da misteriosa e sinistra Mão de Deus (ou Mão Divina). Nesse Ritual Demoníaco, Guts e seus amigos são sacrificados em oferenda ao renascimento de Griffith como Femto. Nesse macabro Sacrifício, além da aparição de todos os Mão Divina e a constatação da existência de uma Dimensão Astral habitada por eles, temos a presença odiosa dos monstruosos Apóstolos.

O assombroso Sacrifício é um banquete antropofágico, onde Guts e seus companheiros são oferecidos como “comida” aos terríveis e monstruosos Apóstolos da Mão de Deus. Regado e provido pelo sangue, dor, desespero e agonia dos seus antigos amigos, Griffith renasce como o Quinto Senhor do DesejoFemto, Asas da Escuridão. Durante o espantoso ritual de sacrifício, um misterioso Cavaleiro Caveira rompe a linha do Espaço-tempo e invade a dimensão astral, salvando Guts e Caska das garras implacáveis de Femto e do apetite voraz dos terríveis Apóstolos.

Depois disso, Guts se recupera e vai buscar vingança. Ao longo da sua jornada, terá a ajuda de um elfo (Puck), que tem o poder da cura, e de uma bruxinha muito poderosa (Schierke), capaz de invocar e controlar a magia dos Elementais. Além destes, temos Serpico, um hábil cavaleiro, sua meia-irmã Farnese, aprendiz de bruxa, e o travesso Isidro, que sonha em se tornar um grande espadachim igual a Guts. No momento, Guts e seu grupo rumam em direção à Ilha dos Elfos (Elfhelm) para buscar uma cura para a insanidade de Caska, e lá deverá se encontrar com a Majestade dos Elfos (Danann), que poderá ajudá-lo em sua jornada contra a Mão de Deus e o Anjo do Apocalipse (Griffith).

Berserk é supremo e absoluto, uma trama incrível e singular, psicologicamente forte e intensamente madura, apesar de ser uma obra de fantasia. Seja forte e não chore, pois a estória é muito realista, intensa e cruelmente emocional. Aqui termina a sua iniciação à Berserk. Com essa breve apresentação, espero ter despertado o seu interesse pela obra, assim também espero ter conseguido te incentivar a começar a ver e ler Berserk o quanto antes. Boa sorte 😉


Berserk é oficialmente publicado no Brasil pela editora PANINI COMICS e distribuído em todas as bancas de revistas das capitais e demais grandes centros urbanos (a venda de Berserk é proibida para menores de 18 anos). Na internet, o mangá é traduzido em tempo recorde pelo Site AnimaRegia, onde é disponibilizado gratuitamente para leitura online e download. Atualmente, Berserk encontra-se no capítulo 357. Na PANINI, Berserk encontra-se no volume 78 pela 1º edição e no volume 25 pela 2º edição. 



Além do mangá, há também o anime e os filmes. Temos o anime 2D de 1997, o anime 3D de 2016 e os filmes de 2012 e 2013. O anime de 1997 segue o mangá até os eventos do Eclipse, excluindo o arco do Apóstolo Conde. O anime de 2016 dá continuidade ao anime de 1997, mostrando os eventos pós-eclipse até os eventos da invasão Kushan. Vale ressaltar que o anime de 2016 excluiu o arco das Crianças Perdidas. Os filmes abordam apenas os eventos do arco da Era de Ouro em uma Trilogia: 1º filme ( Era de Ouro – O Ovo do Rei Supremo, 2012); 2º filme ( Era de Ouro – A Batalha de Doldrey, 2012) e 3º filme (Era de Ouro – A Queda, 2013). Assim, caso você queira começar a ver Berserk pelo anime, recomendamos a seguinte sequência: 1) comece pelo anime de 1997; 2) veja a Trilogia de filmes e, por fim, 3) veja o anime de 2016 em diante. Boa sorte 😉 

 

2 Comments

Deixe uma resposta