A Besta da Escuridão e o Trauma de Guts

A Besta da escuridão (ou Fera da Escuridão, segundo a tradução da PANINI) é a personificação dos sentimentos negativos de Guts (principalmente seu incontrolável desejo de vingança) que nasceu como resultado do grande trauma vivenciado por ele durante o Quinto Eclipse.

O evento sobrenatural trouxe não apenas grandes danos físicos, mas também deixou graves sequelas mentais nos sobreviventes. Enquanto Caska perdeu a sanidade, tendo sua mente regredida a um estado infantil, Guts trouxe à tona a Besta da Escuridão como manifestação psicológica de sua grande fúria e ódio.

Durante o arco “Espadachim Negro”, Guts está em total harmonia com a Besta da Escuridão, que serve como um “motor”, alimentando sua raiva e tendo apenas um único objetivo: perseguir GRIFFITH incansavelmente para matá-lo, sem se preocupar com mais nada.

Na sua caça aos odiosos Apóstolos, o espadachim se afunda cada vez mais na Escuridão, e sob influência de sua ira incontrolável, promove um grande derramamento de sangue toda vez que encontra um Apóstolo e tem a chance de matá-lo. Nessas situações, Guts se diverte enquanto os tortura da pior maneira possível.

Obcecado por sua sede de vingança, a Besta deseja o encontro com Griffith/Femto a todo custo e questiona Guts sobre o porquê de ele não ter ido atrás quando finalmente teve a chance.

Vamos até ele! Falta tão pouco…Vamos?  Lhe dar um golpe de ferro!”

De volta à Caverna de Godeau, o velho ferreiro diz a Guts que ele está se escondendo atrás das batalhas a custo do ódio. Que sua raiva não passa de uma fuga para não encarar sua tristeza. Preferiu fugir e consumir-se no seu próprio ódio.

Mesmo após o sermão, Guts ainda alimenta a Besta dizendo que não consegue esquecer o pavor e ódio e não consegue escapar dessa Chama Escura que ainda o queima por dentro, restando apenas deixar-se consumir por ela. Isso mostra a grande influência que a Fera ainda tem sobre Guts.

A relação entre Guts e a Besta começa a entrar em conflito quando Guts decide deixar sua busca por vingança de lado para proteger Caska, indo diretamente contra a natureza da Besta, que fará de tudo para trazê-lo de volta ao seu objetivo.

Com Caska como um obstáculo, a Besta da Escuridão não cessará até tirá-la do seu caminho:

Devore-a, é seu sacrifício. Você deve se livrar de tudo que te acorrenta. Use tudo para alimentar a força de seu ódio!

As coisas pioram ainda mais quando Guts percebe que não está conseguindo resistir e teme se perder para seu lado sombrio e vingativo, aceitando a ajuda de mais companheiros para sua jornada.

A Besta deseja a morte de todos eles, já que a perda de seus novos companheiros poderá lançar Guts no desespero novamente, e declara que quanto mais Guts se “enroscar” neles, mais estarão expostos à morte.

Após Guts finalmente conseguir suprimir a Besta da Escuridão e mantê-la sobre controle momentaneamente, ela diz que em breve conseguirá engoli-lo. E até lá, acumulará forças enquanto aguarda nas profundezas de sua Escuridão.

O momento chegará e ninguém poderá impedir. Percorreremos léguas, movidos pelo êxtase, até alcançar a verdadeira luz que te queima para devorá-la com minhas presas.

Em suma, a Besta da Escuridão nada mais é do que uma representação visual dos sentimentos negativos de Guts, tais como ódio, raiva, medo, tristeza, vingança, entre outros. Seu design bestial, demoníaco e agressivo representa muito bem tais sentimentos.

A Besta é o próprio Guts e faz parte dele. A sua primeira aparição no mangá ocorre no capítulo 118: “Fera da Escuridão” (Beast of Darkness), no volume 16.

Será que Guts sucumbirá futuramente à sua besta/raiva?

 

Deixe uma resposta