Entrevista com Miura sobre Duranki e o futuro de Berserk

Entrevista de Miura para Comic Natalie japonesa em meados de Setembro de 2019 sobre o lançamento do mangá Duranki e o futuro de Berserk.

A nova série “Duranki” é creditada como “original e produzida” por Kentaro Miura e feita pelo Estúdio Gaga. Como acontece especificamente?

O Studio Gaga é a minha empresa com meus assistentes. O desenho está sendo confiado aos meus assistentes para Duranki, mas eu fiz o storyboard, o rascunho e as modificações finais. 

Modificações?

Cada assistente tem um estilo de desenho diferente. Então eu os unifico e os integro. Produzir é como ser o diretor de desenho para uma animação. Três dos meus assistentes se deslocam diariamente e um mora em um lugar remoto.

Berserk também é desenhado por eles, então qual é a diferença?

Para Berserk, faço quase tudo sozinho, os personagens e os fundos. Eu só dou a eles tons, prédios, soldados, fundos, etc. Hoje em dia deixo que eles façam o chão também.

Berserk não está disponível em todas as edições. Com o início de Duranki, alguns fãs podem pensar que a publicação de Berserk será adiada.

Sou bastante rápido no storyboard, a principal razão dos atrasos é a minha velocidade de desenho. Minha equipe é competente, mas eu ainda desenho quase todas as partes, o que gera mais e mais atrasos. Por isso, espero que as habilidades de meus assistentes cresçam com Duranki, para que eu pense “isso é bom o suficiente”. Portanto, isso pode me fazer pensar em usá-los mais em Berserk, e então espero que a velocidade de publicação de Berserk seja mais rápida.

Então quer dizer que seu papel em desenhar Berserk pode ser reduzido?

Sim. Desde que o resultado final seja da mesma qualidade. Então, quando confio o desenho aos meus assistentes, também acho que eles podem fazê-lo. Tenho reuniões de equipe e compartilho idéias com eles. Na minha idade, acho que devo ser capaz de estabelecer um bom sistema para minha equipe fazer com que eles se saiam bem, então Duranki é uma ótima chance de fazer isso. 

Diga-nos como você começou a publicar Duranki.

Trabalhando em Berserk, também tenho muitas idéias para outros mangás, mas acho que não posso fazê-los porque não tenho tempo. Mas acidentalmente contei uma de minhas idéias ao meu editor. Ele disse que era agradável, e sugeriu que eu assumisse o papel de escritor original, por isso só escrevo. Então eu fiz uma apresentação com minhas idéias. Eles me deram um bom feedback. Então, finalmente, o Studio Gaga cuidou do desenho, mas eu tenho pouca mão de obra. Atualmente, estou recrutando funcionários. Mas, comparado ao passado, é difícil conseguir o tipo de assistentes que se deslocam para o estúdio e trabalham seriamente.

Quando o Studio Gaga recruta pessoas, você os põe em posições regulares.

Sim, como o Studio Gaga publica Berserk e Duranki, oferecemos um trabalho decente e estável. Não somos uma empresa negra e não somos como uma empresa comum. Pessoas experientes e seniores são bem-vindas e podemos pagá-las adequadamente. Antes, eu também pensava em recrutar assistentes para iniciar Duranki.

Diga-me mais …

Quero criar um trabalho que possa colocar os nomes dos meus assistentes na página embaixo do nome do estudio. No Studio Gaga, ser assistente é um excelente trabalho que lhes permite desenhar coisas que eles gostam e também lhes permite viver bem. Quanto à minha equipe, alguns são casados, outros compraram um bom apartamento em Tóquio, e desenvolveram suas habilidades há anos. Estou motivado a recrutar mais assistentes que possam cuidar dos rascunhos dos personagens principais ou dos desenhos. Espero que Duranki faça isso se tornar realidade.

Duranki” é uma história sobre mitologia com o slogan: “O mundo antigo. Construindo um novo mito com sagacidade”. Usumgallu, o personagem principal, é revelado no começo como andrógino: “nem deus nem humano, nem mulher nem homem”. 

Quando eu era garoto, mangás que eram sobre garotos de origens míticas como “Triton”, “Arion”, “Pygmalio” etc, eram hits. O maior deles foi “Saint Seiya”. Como faz muito tempo que não temos esse tipo de história, eu queria fazer isso. 

Tudo é baseado na mitologia grega.

Uma coisa comum nesses mangás, exceto “Saint Seiya”, é que os meninos são sexy e femininos, superando as convenções de gênero, o que nos dá uma sensação de ” formigamento”.

Revi esses personagens como andróginos em um estilo moderno. Eu diria que estou comunicando aos jovens de hoje que o mangá que eu, um homem de meia idade, apreciei, é “ótimo”! 

Eu quero criar uma história que possa ser compartilhada por gerações jovens e velhas. E ter um personagem andrógino pode ser um bom tema contemporâneo. Além disso, hoje em dia temos muitas personagens femininas com uma vontade forte, como em “Frozen” ou “Mad Max: Estrada da Fúria”. Minha criação também é baseada neles.

O romance é um tema importante em Duranki?

Para descrever bem a androginia, acho que o romance é essencial, o que significa que Usumgallu se apaixonará por um homem ou uma mulher. O romance é um dos principais temas de “Duranki”, mas não tenho certeza se posso fazê-lo bem, já que não o descrevi bem em Berserk. Embora Guts e Casca se pareçam com isso (amantes), a verdade é que o relacionamento antes do romance parece durar para sempre. * risos * 

A mitologia também é um tema.

“Usumgallu” é o nome de um dragão em um mito mesopotâmico. Anatólia, a terra entre a Europa e a Ásia, também chamada Ásia Menor, é o pano de fundo de “Duranki”. É originária dos mitos grego, mesopotâmico e sumério, mas é diferente dos mitos existentes. É meia ficção, meia realidade e uma mistura de história e mitos. Eu até pensei em um garoto moderno indo para aquela época de mito através de um lapso de tempo …

O destaque do mangá é que Usumgallu pode “pensar em coisas desconhecidas”, não apenas usando o conhecimento moderno, mas ele mesmo deve ter ótimas idéias.

Sabemos que seu trabalho foi totalmente digitalizado, tanto em cores quanto em preto e branco. Quando isso começou? 

Por volta de 2015. Desde o momento em que a verdadeira forma de Rakshas foi revelada

Você quer dizer o episódio no volume 38.

Antes da digitalização, fiz uma “cópia a lápis” por algum tempo. Desenhei com um lápis e copiei-o com uma caneta para linhas grossas e depois o tonifiquei para finalizá-lo. Foi quando estávamos na história dos piratas. 

Por que você terminou seus manuscritos com “cópia a lápis”?

Na esperança de aumentar minha velocidade de desenho. Eu também queria desenhar eficientemente. Eu testei em “Gigantomakhia” e guardei para Berserk. Mas isso não ajudou a acelerar e eu não podia ter linhas grossas como as que fiz com uma caneta. Não era conveniente em termos de linhas. Após uma reflexão séria, decidi mudar para a digitalização em vez de voltar para a caneta analógica. 

Durante nossa conversa, sua velocidade de desenho foi mencionada várias vezes. Mas também quero perguntar sobre isso. 

Desenhar é como uma doença (para mim). Não tenho outra palavra para isso. 

Para Elfhelm no volume 39, você executou um nível indescritível de detalhes em seus desenhos.

A escala dos elfos estava fora do meu cálculo. Perceber que um painel cheio de personagens como Puck era realmente absurdo * risos *. Além disso, eu queria fazer com que cada um deles reagisse de maneira diferente, porque eles têm seu próprio espírito. 

Até que ponto você desenha antes de julgar que está terminado? 

Eu não me conheço. (Quando) ouço a campainha tocando “Diiiing” em algum lugar. Às vezes, percebo que a campainha está “tocando …”. * risos * 

Por que motivo você desenha tanto?

Porque peguei gosto pela coisa. Durante a “era barroca do mangá”, quando muitos bons mangás como “Akira” ou “Hokuto no Ken” foram lançados, eu estava em uma idade impressionante. E imagino que os painéis dos mangás sejam janelas que levam a outros mundos. As janelas nos permitem espiar outros mundos, deve haver algo por lá. Eu também queria sentir as camadas de atmosfera o máximo possível.

Posso dizer que você desenha para aumentar a resolução do mundo que olhamos através das janelas?

Sim. No mangá, muitas coisas geralmente são deixadas de lado, mas o mangá pelo qual eu estava encantado nos meus dias de escola não era assim. Quando eu leio “Hokuto no Ken” desenhado por Tetsuo Hara-sensei, seu espírito “Estou desenhando este painel com tanta energia!” foi transmitido para mim, acho que é a essência disso. Eu ainda espero que eu também possa sentir isso em Berserk. Um bom desenho é uma prova de que foram envidados muitos esforços, muito tempo foi dedicado a ele, não é? Em nosso tempo, acredita-se que o tempo dedicado seja igual a um alto valor comercial. Então, espero encontrar o valor lá.

Por exemplo, você usa linhas para expressar a gradação da capa e da armadura de Guts, enquanto normalmente seria pintada uniformemente. Qual a sua intenção?

As coisas têm detalhes. Roupas também. Como há tecido e linha, cada material tem uma superfície diferente. Eu quero que sintam detalhes também entre as linhas do mangá.

A digitalização mudou sua concepção para expressão do mangá? 

Sim. Eu pensei que tinha uma coisa conveniente e era boa o suficiente para ser usada como ferramenta, porque na verdade é usada para algo como “ampliar a imagem continuamente para ver se consigo desenhar ponto a ponto? Hein? Hein ?!” * risos * Eu sinto que durante o processo de edição eles me pegariam por trás, dizendo “Sensei! Por favor, pare!” várias vezes. Eu o sacudi (refreou seu desejo louco). 

Hahaha * ri *

Mori (Mori Kôji, amigo de Miura desde o colegial)também costumava dizer “é bom que você não tenha chegado a isso”. E eu poderia desistir … Agora, acho que o desenho está na minha personalidade. Só espero que o nível geral do meu estúdio seja melhorado com “Duranki” e quero retribuir isso a Berserk.

Casca recuperou finalmente a consciência no recente volume 40 de Berserk. Muitos fãs devem ter desejado e esperado por isso. 

Eu também estou cheio de emoção. No entanto, o verdadeiro problema de Casca começou a partir de agora. Ela própria deve analisar, entender e resolver o que aconteceu com ela. Ela deve confrontar o que Griffith e os monstros fizeram.

Em outras palavras, acho que o processo é necessário para a recuperação de Casca. Esperávamos um tipo de rota “ela será totalmente recuperada quando recuperar a consciência”, mas uma saída fácil não é permitida para os personagens de Berserk. Eu acho que você também deve estar preparado para isso. 

É assim porque eu desenho humanos. Devo descrever bem o que os humanos fariam nessa situação para tornar a história atraente. 

Essa é uma pergunta difícil … Você desenha “Berserk” desde 1989, mas você nunca se cansa disso?

Não, nunca. Eu sinto que desenho uma coisa nova a cada vez. Eu nunca fiquei entediado com “Berserk” e nenhum episódio me fez pensar “este episódio foi imperfeitamente (mal) feito”. Provavelmente é porque não é um mangá onde os mesmos padrões são repetidos. Eu desenho os temas essenciais com “trabalho duro” (ele usa uma onomatopéia) e depois vou para o próximo tema. Quero dizer, me desafio a fazer algo novo a cada vez. Eu acho que aqueles que desenham mangás épicos (longos) nunca se cansariam disso … 

Não há partes difíceis?

Na verdade, é sempre agradável desenhar mangás. Tenho pouca dificuldade em desenhar. Às vezes há algumas coisas que incomodam, mas eu as faço de maneira agradável também. Caso contrário, eu não seria capaz de continuar trabalhando no meu mangá por tanto tempo. * risos * Como o mangá não me dá nada além de prazer, faço isso o dia todo, o que me leva a desistir de levar uma vida decente às vezes … Ah, agora que penso nisso, preciso de tempo. Estou envelhecendo sem muito tempo, e meu corpo não ser o que costumava é uma coisa dolorosa …

Nesse estado, você renasceria se tiver um Beherit com você. * risos * Onde estamos na história toda de “Berserk”?

Em torno da parte final. Com a recuperação de Casca, o Capítulo da Ilha dos Elfos está caminhando para o fim e você poderá esperar desenvolvimentos surpreendentes depois disso. Por favor, espere ansiosamente por “Duranki” também.

Local de produção de Berserk e Duranki

Local de trabalho de Miura

Há outro escritório além deste. Eu faço o storyboard em casa porque quero fazer isso sozinho. Termino meu trabalho com meus assistentes em um ambiente movimentado/barulhento nesta sala.
Em Berserk, eu principalmente desenho sozinho dos personagens aos cenários e depois confio adicionando screentones, edifícios etc. aos meus assistentes. Nos primeiro e segundo episódios de “Duranki”, fiz os storyboards e rascunhos e confiei a tinta aos meus assistentes. Meu papel é, como um diretor de desenho, modificar nosso trabalho para harmonizar a qualidade na etapa final. 

Eu desenho no Comic Studio. Este tablet foi instalado recentemente, então ainda não o toquei. 

Eu uso o PC para o meu trabalho durante todo o dia e para assistir Nico Nico vagamente enquanto trabalho.

Recebi isto quando conversei com Tetsuo Hara-sensei. Meu mangá é muito influenciado por “Hokuto no Ken”, que é uma das fontes de infecção para a minha doença de “desenhar demais”. * risos *

Estes são DVDs e Blu-rays de animações que eu coleciono há muito tempo. Também posso vê-los usando um serviço de streaming, mas esse é meu antigo hábito. Então eu mantenho todos e eles continuam ocupando espaço. * risos * Eu os assisto de vez em quando e os comerciais antigos neles me lembram aqueles dias.

Local de trabalho dos assistentes

Três assistentes vão ao trabalho e um assistente trabalha remotamente do Sendai. Desde que começamos “Duranki”, preciso de mais assistentes. Reformatei recentemente o estúdio e preparei mesas de trabalho para 7 assistentes. Os equipamentos foram completamente instalados… Mas se eu não encontrar ninguém, será como a “Festa de Natal Solitária” de Hoshi Hyûma **

** O personagem principal da animação “巨人 の 星 (Kyojin no Hoshi)”. 

Com essa reforma, preparei tablets para meus assistentes. 

São prateleiras para materiais que eu uso bem. A importância dos materiais de papel diminuiu muito em comparação com o passado. Na verdade, essa reforma foi para tornar o espaço onde a estante de livros ficava em uma área para os assistentes.

Acho que meu assistente trouxe isso para desenhar uma floresta. Eu mesmo não tenho. Ele está entusiasmado por (seu trabalho). 

Este é um veleiro que usei como material na época de Roderick. Consegui através do meu editor. Não consigo desenhar um veleiro sem modelo. Eu não saberia como descrever o cordame.

Agradecimentos e créditos ao fórum SK.net e à Puella pela tradução da entrevista do japonês.

14 Comments

  • Desculpa minha ignorância, mas o que é esse Studio Gaga? É tipo um editorial??

    • É um grupo de desenhistas que Miura contrata para ajudá-lo como assistentes em suas obras. À esse grupo ele da o nome de Studio Gaga já que os assistentes devem mudar com o tempo. Atualmente eles são quatro, mas sensei Miura está procurando por mais.

  • Nossa ele é só 5 anos mais novo que o autor de Hokuto no Ken. Essa entrevista é muito valiosa. Finalmente conseguiram falar com o Miura e ele até se abriu e citou coisas que ele gosta como, Pygmalio, Arion, Kyojin no Hoshi, teve até citação de saint seiya. Eu só temo que pela quantidade de assistentes dele aumentar muito, que talvez o traço e qualidade caia um pouco.
    E finalmente ele abriu o bico e falou que Berserk depois da ilha dos elfos e da recuperaçao da casca está indo pro seu arco final!
    Bem é realmente uma pena que berserk tenha ficado tão menos violento através do ano, agora ele é simplesmente um mangá bem desenhado pra caralho, e de fantasia. O gatts cortar demonios não tem o mesmo impacto dos primeiros 200 capitulos, é bem menos violento. Eu acho que isso fez o miura perder bastante, um dos trunfos de Berserk que era o gore.
    mas enfim vamo ver o que vai acontecer daqui pra frente.

  • Ótima entrevista, espero que a qualidade de bersek não caia, e duranki quando vai ser lançado no brasil ou por acaso já foi lançado ??

    • Olá Gabriel, obrigado pelo feedback
      A situação de Duranki é a seguinte:
      Ainda não tem capítulos suficiente pra compilar em um encadernado, então não saiu nem um volume no Japão ainda. Só após o lançamento de um volume por lá é que o mangá poderá ser comercializado em formato físico com outros países. Então só nos resta aguardar

  • Como fã de Berserk de longa data, a entrevista chega a ser revoltante. Ninguém se importa com Duranki ou aquele Gigantomachia.
    Berserk perdeu muito da sua essência desde 1989, o gore, a violência psicológica e sexual. Tendo mudado para algo mais infantil e de fantasia.
    Me pergunto se o Kentarou Miura têm noção que muitos de seus fãs o odeiam, devido aos longos hiatos e ritmo demasiado lento do mangá.
    Ele diz que não se cansa de Berserk, mas nos últimos volumes, deu pra ver que ele acelerou e muito a história, para acabar logo.
    O criador de One Piece, deveria dar umas lições a ele de como manter uma obra longínqua, respeitando os fãs e mantendo a identidade da obra original.

  • Caro Gilberto. Eu discordo bastante. Embora seja evidente que Berserk era mil vezes mais violento e gráfico por volta de 1989, eu ainda acho q o mangá é tão violento quanto, apenas houve uma pausa e mudança de tema. Conforme os inimigos e ameaças mudaram de humanos/humanóides para monstros e outros tipos de criaturas, é fácil dizer que a quantidade de gore explícito mudou quando apenas não é igual “tripas humanas voando pelo ar”, mas sim tripas monstruosas. Muitas pessoas se sentem horrorizadas quando vêem gore de corpos humanos, mas quando se é de um animal ou até mesmo de um monstro, as pessoas não sentem a mesma coisa, pois não afeta igualmente a ver carne e tripas expostas da mesma espécie que você. Pode parecer absurdo, mas é uma coisa psicológica bem mais complexa do que dita dessa forma resumida minha.
    Sobre a parte de fantasia, bem, Berserk sempre foi sobre fantasia e fantasia negra. Desde o Eclipse até antes do arco Fantasia começar, Berserk era sobre mundos diferentes colidindo com a realidade humana e mudando o senso de normal. A guerra que Griffith teve contra aquele Rei do Caos foi uma das grandes provas disso. Muitas pessoas ficariam horrorizadas ao ver demônios em sua frente, mas muitos já tinham visto coisas assim, e como estavam todos lutando pela mesma causa, eles se uniram. Humanos e demônios, lutando como 1 contra um rei demônio. Isso apenas representa 2 dos vários mundos que sempre existiu na história de BERSERK se juntando lado à lado. Aliás, não é como se Miura do nada decidisse mudar de uma Fantasia mundana pra um Terror Monstruoso do nada, sempre foi assim, pois Berserk já começou assim e é sobre isso. Monstros colidindo com o mundo do homem, então não é surpresa que há tantas coisas fantasiosas por aí. E o resultado dessa guerra e o começo do arco Fantasia é como uma rachadura final em TODOS os mundos fantasiosos. Oq antes parecia ser apenas o mundo Astral com o Mundano, evoluiu para tudo oq o ser humano acreditava existir colidindo com tudo que já existia. Não é a toa que vemos dragões, sereias, Trolls e ainda mais Demônios desde então, é justamente pelos feitos de Griffith.

    Embora muitas pessoas odeiem o Miura, você deve lembrar que ele ainda é humano, e como todo humano, ele tem tempo limitado e precisa cuidar de sua saúde. Desenhar tudo oq ele já desenhou e ainda vai desenhar sobre BERSERK não é uma tarefa simples, longe disso. Isso com certeza causou severos problemas de saúde com ele, não só pelo movimento repetitivo e limitado de sua mão, mas também o estrese e Burn-out de fazer tantos painéis bem-detalhados desde o começo do Mangá. Como a entrevista mostra, ela faz a grande maioria (se não quase tudo) de todos os painéis dos mangás, e como ele já tem uma certa idade e tem feito o mesmo trabalho duro por anos, é claro que ele tem enfrentado diversos problemas. Novamente, ele é apenas 1 humano fazendo um trabalho intenso todos os dias e fez isso por anos, com certeza ele sofre os resultados disso até hoje, e provavelmente vai sofrer para sempre, esses problemas que se desenvolve no corpo com o tempo não é pouca coisa que se possa ignorar ou se curar 1 semana de folga. Miura quer contratar mais pessoas para trabalhar em BERSERK e aumentar a velocidade, mas ele quer acima de tudo garantir a qualidade de todo e cada painel. Vários mangakás tinham um time para desenhar os painéis ou simplesmente não faziam eles tão detalhadamente.

    Sobre ele ter se cansado ou não de BERSERK, bem, eu acho q ele se cansou, mas ainda tem paixão por fazer painéis e pela história que criou. Mas claro, se ele quiser entregar um final para a história, com o selo de Qualidade e originalidade Kentaro Miura, ele tem que fazer isso enquanto ainda está vivo. Com a idade dele e os problemas que ele já enfrenta, é claro que ele deve ter pensando em alguma forma de adiantar ou acelerar a história do mangá. Eu não entendo como você pode estar bravo com ele nesse aspecto, ele está literalmente fazendo de tudo para garantir que vai terminar a história do seu mangá antes q ele morra, e você vem cobrar mais história dele? Olhe para a situação que ele se encontra, Miura com certeza sabe bem os seus limites e teme até onde eles aguentaram, então tenha um pouco de empatia por alguém que está entrando nos últimos anos de sua vida e ainda está dando o melhor de si para garantir que você leia uma boa história. Ele não vive para dar à você uma história, ele vive para contar uma história que ele quer. Quem gostar da história e quiser mais, entra na roda, quem não quiser apenas segue em frente. Miura já disse que vai dar um final feliz para Guts, e embora um dos picos do mangá fosse o poder sobre-humano e o imenso rancor que Guts tinha, você tem que entender que ninguém vive apenas de raiva. Até mesmo no Golden Arc, Guts passou de um cachorro selvagem louco para um lobo domado, ele até chegou tão longe que o Bando do Falcão o adorava e o aceitaria como um substituto de Griffith, e isso o fez muito feliz. Guts sempre teve uma vida difícil como nenhum outro Protagonista, mas é justamente por ele ter sofrido tanto que ele merece um descanso e um final feliz, mesmo que não seja tão foda quanto ele pegando a Dragonslayer e cortando demônios, mesmo que não seja tão foda quanto ele usando a Berserker armor e violentamente matando tudo em sua frente, embebido pelo ódio. É por ele ter passado por tanta merda, que ele merece um descanso, mesmo que seja um arco em uma ilha bonitinha com coisas fofas e amigáveis, mesmo que seja ao lado de vários companheiros que fazem o Mangá ser bem mais confortável e amável do que Foda, Edgy e dark.

    E outra, o mangá rodou até esse ponto específico, já era planejado que isso ia ser perto do final. O próprio Skull Knight já disse, que se Guts quisesse uma chance contra Griffith e a God Hand, ele deveria “existir fora da história do criador”, e que o rei das fadas lá poderia conceder esse poder às Guts, e também poderia trazer Casca de volta. O mangá recebeu um novo caminho desde que Skull Knight disse isso, e é justamente por isso que Guts procurou por essa ilha.

    A identidade da obra original era apenas uma parte da história completa que o povo curtiu. Aquela matança sem fim e ódio descontrolado nunca foi e nunca será 100% a história e finalidade de BERSERK. Se você pesquisar Guts no Google imagens verá várias coisas edgy, painéis fodas e todo tipo de coisa daora, mas só isso não é a história completa de Guts. Esses painéis fodas não representam tudo dele, e não falam nada sobre oq ele passou, oq ele quer ou como quer, apenas mostram partes fodas do mangá, e é exatamente isso oq vc vê, vc não vê um personagem que sofreu e cresceu, que teve a sua era de ódio e agora é um adulto lutando contra seus problemas de cara com si mesmo, você apenas vê o Guts do jeito que ele já foi, quando ele era perdido, quando ele se entregava ao ódio, quando a maior preocupação dele era matar, vingança e ódio. E isso não representa a história completa de BERSERK, pq essa história não é só uma fantasia negra cheia de gore, momentos fodas e personagens com forças sobre-humanas, é mais complexo que isso, e o final é mais do que só isso. Berserk ainda é oq sempre foi, só q agora ele está passos à frente de sua própria história, caminhando a uma conclusão que ainda vamos ver, mas com certeza não será apenas fantasia negra, painéis foda e gore.

    Obrigado e de nada.

    • Saudações berserkianas!

      Excelente comentário!

      Concordo plenamente contigo e faço minha a sua opinião!

      Realmente, tu possuis a compreensão acertada e a sensibilidade necessária da grande obra do gênio Miura. Teu comentário é bastante esclarecido, coerente, consistente, justo e maduro, tanto que afirmo que tu és uma das poucas pessoas que realmente depreendeu Berserk e o trabalho artístico do mestre Miura.

      Parabéns!!!

    • Saudações, caro mercenário Silas!

      A morte precoce de Miura é uma perda humana e artística irreparável, pois Miura é único.

      O gênio de Miura, através de sua grande obra de arte denominada Berserk, viverá para sempre em nossa memória.

      Que assim seja!

      • O comentário do Kamui me fez amar mais ainda berserk e o porque dele ser top 1 pra sempre, bom saber que as pessoas que percebem a essência e pegam todos os detalhes que o Miura fez ao longo do caminho são a maioria, acabei aqui nesse blog procurando mais informações se teria algo sobre os assistentes assumirem a obra ou se por acaso teria algum comentário dele falando se já tem o final em rascunho ou bem elaborado, se alguém tiver alguma informação por favor responda! Todos agradecem,

        Atenciosamente..

        • Saudações, caro mercenário Leo.

          Todos são levados a crer que Miura deixou páginas prontas, rascunhos e orientações para o capítulo 364 e até para os capítulos subsequentes, assim como também pode ter deixado escrito um roteiro geral incluindo o final, com apontamentos e resumos para o desenvolvimento da trama e dos personagens principais, incluindo este arco e os subsequentes.

          Miura tinha o auxílio do STUDIO GAGA e de um editor da revista que publica Berserk, de modo que este editor e os jovens mangakás que o auxiliavam deviam conhecer a ideia de “um final” que Miura tinha em mente para Guts e Companhia. Talvez a editora detentora dos direitos autorais originais, em parceria com o STUDIO GAGA, volte a produzir Berserk seguindo a proposta original de Miura. Claro que não será o mesmo, mas seria melhor que nada, pelo menos teríamos uma ideia do final que Miura almejava para Berserk.

          Se for este o caso, só nos resta esperar que a editora/revista as publique em uma edição especial póstuma.

          Como diz o provérbio: a esperança é a última que morre!

          Quem viver, verá 😉

Deixe uma resposta