[Review] Capítulo 362 – Fantasma

Para o regozijo e o deleite geral dos fãs, o foco da trama continua nos ínferos de Elfhelm, agora desenterrando e trazendo à luz alguns segredos referentes ao passado do misterioso cavaleiro Caveira.

***

O início antes do início que conhecemos…

***

Saudações berserkianas!

***

***

Bando, depois de um quase-longo hiato, estamos de volta com um novo capítulo de Berserk! O traço de Miura, como sempre, está formidável e sua capacidade criativa continua surpreendendo a cada novo capítulo. Indo de encontro às expectativas dos fãs, o foco da trama continua nos subterrâneos de Elfhelm e a Saga do Espadachim Negro está cada vez mais interessante e instigante, pois algumas memórias sinistras de um passado medonho começam a vir à tona. Sem mais delongas, vamos à análise!

Void, por ser o veterano da Mão de Deus, tornou-se o encarregado pelo sinistro cerimonial do Sacrifício.

O capítulo passado terminou com o arquianão Hanarr invocando a armadura do Berserker para possuir o corpo e a alma de Guts. Tudo isso sob a anuência e supervisão do arquimago Gedfring e do lorde Caveira, para a surpresa e o espanto de Schierke.

Criador e criatura: um encontro fortuito e decisivo para Guts!

Hanarr é o criador da armadura berserker, logo se esperaria que ele tivesse o poder de invocá-la e ativá-la sem precisar vestí-la, assim como também se espera que ele tenha o poder de selá-la e desativá-la; tudo isso, é claro, feito ao simples golpe do seu martelo mágico; que se diga logo, parece ser uma poderosíssima arma mágica, já que anima qualquer objeto metálico que golpeie. No entanto, percebe-se que Hanarr não a controla totalmente, já que recorreu àquelas correntes-pinças para conter Guts em modo Berserker. De qualquer maneira, Hanarr precisava mesmo segurar e conter Guts em modo Berserker para assim poder martelar a armadura e ativar as memórias dela em segurança.

Apenas fúria insana e destrutiva!

É interessante saber que os objetos confeccionados por Hanarr são como “entes vivos inconscientes”, pois, além de serem animados, carregam e guardam as memórias daqueles que os usaram. E para a nossa surpresa e espanto, a armadura do Berserker possui a capacidade de armazenar as memórias dos seus usuários. Miura não afirmou diretamente que o lorde Caveira foi um antigo usuário da armadura amaldiçoada, mas deu a entender isso pela sobreposição da imagem dele à fala de Hanarr; da mesma forma que no capítulo passado não afirmou diretamente que o lorde Caveira seja o lendário Gaiseric, mas o sugeriu através da maneira como Hanarr o chamou: vossa majestade. Mesmo que Miura não tenha dito com todas as letras, eu acredito que o lorde Caveira e Gaiseric foram e são a mesma pessoa.

O lorde Caveira tem muitas contas a acertar com um certo passado!

Ao martelar de Hanarr, as memórias armazenadas na armadura afloram e preenchem a mente de Guts, e, surpreendentemente, nos deparamos com as imagens de um antigo Eclipse/Sacrifício. De imediato concluímos que o antigo usuário da armadura amaldiçoada esteve presente neste Sacrifício. É interessante notar que o cenário daquele Eclipse é diferente do cenário do Eclipse recente, pois não temos propriamente um sol eclipsado, mas algo que se assemelha mais a um buraco; não temos mais os rostos humanos agoniados, mas um emaranhado de tentáculos e caudas reptilianas, que mais se parece com lombrigas ou cobras enroscadas; não temos mais a Mão Gigante espalmada para cima, mas um orbe que lembra um ovo de serpente eclodindo. Em meio ao emaranhado de tentáculos e rabos estão os terríveis Apóstolos se banqueteando no sangue e na carne dos Sacrificados.

Apóstolos: os seguidores fiéis da Mão de Deus!

Sobre o orbe estão os 5 membros da antiga composição da “Mão de Deus”, e entre eles está Void, de modo que os outros quatro devem ser os antecessores de Ubik, Conrad, Femto e Slan (da esquerda para a direita).

O antecessor de Ubik lembra algo como um misto entre um crucifixo barroco e um busto de Zeus/Possêidon.
O antecessor de Conrad lembra algo como um misto entre um Komainu e uma máscara de teatro grego.
O antecessor de Femto lembra algo como um misto entre um esqueleto, uma vagina, uma tênia e uma planta carnívora.
A antecessora de Slan lembra algo como um misto entre um vegetal e a antiga deusa grega Ártemis de Éfeso.

O antigo fragmento de memória onde aparecem Void e os Apóstolos enfureceu Guts ao ponto de fazê-lo romper as correntes e atacar Hanarr porque deve tê-lo feito lembrar-se de Griffith/Femto, mesmo que inconscientemente. Isso provavelmente se deveu à ressonância entre as memórias do Eclipse de Guts com as do antigo usuário da Berserker (Gaiseric-lorde Caveira!?).

Esta caveira estigmatizada lembra bastante a provável relação trágica entre o lorde Caveira e Void.

No fragmento posterior vemos o lorde Caveira, em modo Berserker, segurando uma belíssima mulher estigmatizada, que morre em seus braços, tendo ao fundo uma multidão de pessoas estigmatizadas. Tudo indica que Void sacrificou a amada do lorde Caveira e toda a população da antiga capital de Midland, o que sugere que Void era uma pessoa muito amada e admirada por todos (talvez Void tenha sido algo como um sumo sacerdote, um profeta, um general ou um governante importante). Disso tudo se supõe que, em busca de vingança, o lorde Caveira se entregou totalmente à maldição da armadura para poder usar plenamente o poder e a força do Berserker contra Void e a “Mão de Deus”, mesmo que para isso sua mortalidade fosse consumida completamente no processo e ele acabasse por se tornar um Fantasma..

A vestimenta e as joias dela lembram bastante os trajes e adereços de Danann. Me pergunto se ela tinha alguma relação com Elfhelm!

Ao rememorar estas medonhas memórias, Guts se esmorece e fica como que desfalecido. Suponho que ele desmaiou porque suas memórias do Eclipse entraram em consonância com as memórias do Eclipse do lorde Caveira; já que ambos presenciaram o mesmo evento, vivenciaram o mesmo trauma e tiveram a mesma perda. Assim se espera que haja uma identificação entre Guts e o lorde Caveira nesse quesito, já que ambos tiveram o mesmo destino, mesmo que por caminhos e circunstâncias distintas.

Sabemos que a Berserker Armor expressa aquilo de pior que há reprimido no inconsciente da pessoa. Em Guts temos um elmo em forma de cão, já em Gaiseric temos um elmo em forma de caveira. Talvez Gaiseric tenha sido um rei tirânico e sanguinário, como que a própria morte em pessoa!

Schierke, ao se aproveitar do desmaio de Guts para ajudá-lo a retomar sua consciência através de seu corpo astral, teve um breve vislumbre das antigas memórias da armadura. Como Schierke é bastante esperta e inteligente, decerto percebeu a situação e compreendeu que o lorde Caveira é o antigo usuário da Berserker presente nas memórias artificiais de Guts, já que sabe que Flora era amiga do lorde Caveira e guardiã da armadura amaldiçoada.

Provavelmente Guts vislumbrou o terrível declínio da antiga capital de Midland juntamente com o macabro sacrifício de seus habitantes!

Por um lado, Guts vislumbrou o fim de Gaiseric e de seu império; e, por outro lado; vislumbrou o começo da jornada do lorde Caveira em busca de vingança contra Void e a “Mão de Deus”. Se realmente for este o caso, então podemos concluir que Guts, por um lado, vivenciou o mesmo desespero de Gaiseric (Eclipse/Sacrifício); e, por outro lado, está trilhando o mesmo caminho do lorde Caveira (vingança contra Void/Femto). Se for isso mesmo, então podemos considerar que Guts está preso na mesma cadeia causal do lorde Caveira (destino fatídico). Talvez seja por isso que o lorde Caveira fale tanto em causalidade e destino inexorável!

O lorde Caveira dá a entender que Gaiseric, ao se entregar à maldição da armadura do Berserker, renunciou à sua humanidade e se converteu em uma entidade da escuridão (Fantasma), apenas um corpo oco vagando na noite em busca de vingança.

A última fala do lorde Caveira dá a entender que Gaiseric foi um “rei tolo” por que cometeu erros e falhas que o conduziram a uma situação desesperadora, na qual se viu tendo que encarar a perda brutal de sua amada, de seus súditos e de seu reino, sem meios suficientes para evitar e lutar contra tal destino fatídico. Tomado pelo sentimento do ódio e da vingança, Gaiseric abriu mão de sua vida e se entregou totalmente à fúria insana e destrutiva da Berserker, que consumiu seu corpo físico e sua alma, deixando apenas uma sombra e uma casca do seu antigo eu (um Fantasma). É um tanto arriscado fazer tal afirmação, já que Miura não o disse diretamente, mas todas as evidências que ele nos forneceu até agora apontam para isso. Contanto que Miura não mude o foco da trama, penso que estamos muito próximos de conhecer a real história do enigmático e misterioso cavaleiro Caveira!

Gostaram do review? Alguma crítica ou sugestão? Fiquem a vontade para comentar e deixar sua opinião aqui! Até o próximo capítulo 😉

***

13 Comments

  • Sensacional. Eu ouso dizer que a mulher era a Flora. E depois do evento do eclipse ela se tornou bruxa para ser liberta porém impossibilitada de conviver com o Lorde Caveira.

    • Saudações, mercenário!

      Sua suposição é interessante, já que ambos se conheciam de há muito tempo.

      A reação de Gaiseric em modo berserker dá a entender que aquela linda mulher era mais que amiga dele, pois seu olhar dá a entender que ela era o amor da vida dele (ou talvez fosse a filha dele).

      Daquela vez que Flora se encontrou com o lorde Caveira, ela o chamou de “meu velho amigo”, demonstrando que ambos tinham apenas uma antiga relação fraterna. E a imagem também dá a entender que aquela belíssima mulher morreu nos braços de Gaiseric, de modo que não poderia ser Flora.

      Abraços!

  • Show de bola, belo trabalho. conseguiu traduzir bem o que interpretei também. O que acha que aconteceu com os membros antigos da mão de deus, teriam sidos dizimados pelo skull knigth no modo berserker total?

    • Saudações, mercenário!

      Grato pelo retorno!

      Eu suponho que Gaiseric em modo berserker os matou a todos, exceto Void. Mas eu suponho que Gaiseric teve ajuda para matá-los. Talvez ele tenha recebido ajuda dos elfos e magos de Elfhelm (Danann, Flora, entre outros seres poderosos daquela época).

      Abraço!

  • Muito bom essa review com os comparativos de onde ele inspirou os antigos membros da mão de deus. Não vejo a hora dessa obra encaminhar para um fim, Grif vs Guts, mas um fim bem feito e elaborado.

    Inicialmente eu pensava nesse eclipse passasse em alguma construção grande com pilares que seriam os tentáculos na lateral e um vitral que seria representado pelo buraco. Mas vendo as páginas coloridas me tirou essa ideia trazendo um ambiente de floresta.

    Com essas páginas coloridas me fez querer ainda mais uma animação adaptando todos os arcos, mas de qualidade.

    Sempre visito o site quando posso ou quando lembro, “será que saiu capítulo novo?”.
    Obrigado e abraços. Bom trabalho !!!!

    • Saudações, Victor!

      Se depender de Miura, Berserker terá o final que merece ter 😉

      Essa seria a expectativa, já que se espera que esse antigo eclipse tenha se passado na antiga capital de Midland, provavelmente dentro do palácio real de Gaiseric, dando assim a ideia de um imenso salão ladeado e arqueado por arcos e colunas, tendo ao fundo um imenso vitral circular. Mas também pode ter se passado nos jardins/bosques reais de Midland, ao lado do palácio real ou de um templo parecido com uma catedral gótica. Excelente observação 😉

      Eu também adoraria uma animação disso tudo, mesmo que em 3D ;):)

      Seu comentário foi interessantíssimo.

      Abraços e esteja sempre conosco aqui 😉

  • Excelente Review meu caro Poebus! Muito legal ver a confirmação de teorias que haviam sido feitas há anos. Gostei muito do visual da “old godhand”, Miura continua incrível na criação de personagens e só de olhar pra eles dá vontade de saber mais sobre cada um só pelo seu aspecto!
    Uma das coisas mais intrigantes dessa revelação é o mistério do que aconteceu à ancestral mão de deus. Será que foram mortos pelo Skull Knight? Talvez tenha sobrado apenas o Void, fazendo com que ele se retirasse até conseguir recrutar membros para fazer as engrenagens girarem novamente em direção ao seu plano.
    Espero que a conversa continue no próximo capítulo e o Skull nos revele algumas coisas mais hehe.

    • Saudações, mercenário Rogerio!

      Aos poucos a lenda sobre Gaiseric, que a princesa Charlote nos contou nos subterrâneos da antiga Midland, começa a ser recontada, agora com ares de “factualidade”. Esperemos mesmo que Miura continue a nos trazer mais revelações sobre isso no próximo capítulo. Decerto que os tais “5 Anjos” encarregados de “punir os pecados de Gaiseric” eram os antigos membros da Mão de Deus, dos quais só Void restou. Sabemos já com certeza que Gaiseric tinha relações com Flora e Elfhelm desde muito tempo, então eu não me surpreenderia se ele tivesse tido ajuda de Flora, Danann e demais magos e bruxas de Elfhelm. Mas também não sabemos o quanto o antigo Gaiseric era formidável, pois, além da armadura berserker, poderia ter outras armas mágicas em seu poder; e, claro, ele deveria ser mais forte naquela época, já que estava em seu auge; de modo que ele poderia ter sido capaz de confrontar e derrotar sozinho 4 dos 5 membros da antiga Mão de Deus. Eu, particularmente, suponho e suspeito que ele teve ajuda, pois só assim para justificar as relações dele com Flora, Hanarr e o pai de Gedfring.

      Eu suspeito que Void aja como um “autômato” da Mão de Deus, isto é, controlado e guiado por algo maior e além dele; ele apenas atuaria conforme os planos e propósitos da Entidade criadora e mantenedora da Mão de Deus (claro, Femto seria uma exceção a isso, já que tem seus próprios objetivos), mantendo e garantindo o surgimento dos 5 membros da Mão de Deus para assim fechar o ciclo e completar um propósito, o qual ainda desconhecemos.

      Aos poucos Miura nos revelará mais e mais. Só nos resta esperar e ficar vivos até lá 😉

  • Olá pessoal. Td blz? Por gentileza, alguém me tire uma dúvida sobre a publicação de Berserk no Brasil. Esses tankobons da Panini já alcançaram os capítulos do Japão? Caso não, falta muito? Desde já agradeço. Abraços.

    • Olá Tiago!
      A versão atual de luxo de Berserk publicado pela Panini atualmente chegou no volume 39 no Brasil. Falta apenas 1 volume para alcançar o Japão. Tal volume tem previsão de lançamento para fevereiro. A partir daí teremos de esperar um novo volume sair por lá para que seja também publicado por aqui.
      Espero ter sanado sua dúvida. Abraços!

Deixe uma resposta