Locais reais que inspiraram Berserk

Dando continuidade a série de posts sobre as inspirações de Miura, dessa vez trago uma série de imagens com lugares, construções e armamentos que foram utilizados na história do mangá.

Vamos a elas:

♦ Igreja de San Martín de Tours de Frómista – Uma igreja localizada em frómista, uma província de Palencia na Espanha e que serviu de modelo para a criação da igreja situada na Vila Enoch em Berserk.

 

♦ Vila Rotonda – Também chamada de Vila Capra, é um edifício localizado perto de Vicenza na Itália. Serviu de modelo para a criação da residência da família Vandimion.

 

♦ Catedral de Notre-Dame de Reims – É uma catedral localizada na cidade de Reims, região de Champanhe na França, que serviu de modelo para a criação de um edifício em Midland. Algumas esculturas dos Gárgulas também podem ser vistas na obra de Miura.

 

♦  Alcázar de Segóvia – É um palácio fortificado em pedra, localizado na cidade velha de Segóvia, na Espanha. No Arco Espadachim Negro, o castelo de Koka é muito parecido com o Alcázar.

 

♦ Jardins de Bomarzo – Também conhecido como Parque dos Monstros. É um complexo situado em Bomarzo, na Itália. O bosque é povoado de esculturas e construções sinistras, que serviram de modelo para algumas estátuas e cenários de Berserk. Entre elas, temos uma que pode ser vista nos arredores de Midland (Era de Ouro); uma outra aparece como a porta da sala de tortura de Mosguz (Saga da Punição); e outra, chamada Fury, pode ser a inspiração para a parte frontal da armadura do cavalo de Skull Knight.

 

♦ Mesquita de Córdoba – Também conhecida como Catedral de Córdoba. É uma construção situada em Córdoba, na Andaluzia (Espanha). Em Berserk, avistamos uma construção semelhante quando Serpico decide enfrentar Guts novamente.

 

♦ Palácio de Aljafería – É um palácio fortificado situado em Saragoça, na Espanha. Também foi usado como referência para o local do duelo entre Guts e Serpico.

 

♦ Panteão – É um edifício localizado em Roma, na Itália. Em Berserk há uma construção semelhante onde os bakirakas presenciam os experimentos do imperador Ganishka para a criação dos Dakas.

 

♦ Templo de Meenakshi Amman – É um templo hindu situado na Índia e serviu de base para a criação do palácio móvel do Imperador Ganishka durante a invasão kushan à Midland.

 

♦ Palazzo Vecchio – É um palácio localizado em Florença, na Itália. Em Berserk existe um edifício muito semelhante a este em Vritannis.

 

♦ Salão dos Quinhentos – É um salão localizado no Palazzo Vecchio (Palácio Velho), em Florença (Itália), que serviu de modelo para um salão de festas em Berserk.

 

♦ Castelo de Coca – É um castelo fortificado, localizado no município de Coca, na Província de Segóvia, localizada na comunidade autônoma de Castela e Leão (Espanha). Possivelmente serviu de base para a criação do Forte/castelo de Doldrey que fica nos limites territoriais entre Midland e Tudor. Curiosamente, em berserk, existe uma localidade chamada também de Koka.

 

♦ Palácio Belvedere – É um palácio localizado em Viena, na Áustria. Um dos seus portões é semelhante ao portão da propriedade da família Vandimion, da qual Farnese faz parte.

 

♦ Villa Gamberaia – É uma vila localizada nos arredores de Florença, na Itália, que possui semelhanças com o jardim da família de Farnese, os Vandimion.

 

♦ Stonehenge – É um misterioso conjunto de pedras localizado na Inglaterra. Em berserk, vemos algo parecido com isso no capítulo 357, quando Griffith e seu exército derrotam os Gigantes.

 

♦ Praça e Basílica de São Pedro – Uma praça localizada no Vaticano e que pode ser umas das inspirações para a criação de Falconia. Também pode ter servido de inspiração para o lugar onde Locus e Irvine lutam contra o Imperador Ganishka.

 

♦ Torre de Lucca – Uma torre situada em Lucca, na Toscana, região da Itália. Em Vritannis existe uma torre com aparência idêntica à Torre de Lucca. Além disso, temos uma personagem de mesmo nome na Saga da Torre da Punição.

 

♦  Maduvu – Também chamado de Maru. É uma arma que existiu na Índia. Em berserk, os Dakas, soldados demoníacos de Ganishka, usam armas semelhantes aos maduvus.

 

♦ Ram-dao – São espadas nepalesas tradicionais usadas em sacrifícios de animais e em alguns rituais. Certamente serviu de modelo para a criação da cimitarra Kushan, utilizada por Zodd durante seu confronto contra Guts na Colina das Espadas.

 

♦ Filippo Negroli – Foi um armeiro nascido na cidade italiana de Milão. Suas criações serviram de inspiração para o visual de Gaiseric. O elmo e o escudo do rei caveira é semelhante aos utilizado por Carlos V, imperador Romano. A ombreira de Gaiseric também parece ser baseada em outra criação de Filippo, o capacete de Guidobaldo II Della Rovere.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

♦ Katar, Urumi, Chakram – Armas de origem indiana que serviram de base para a criação das armas de mesmo nome, utilizadas por Silat, o príncipe do clã dos bakirakas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


E essas foram um pouco das inspirações e referências de Miura para a criação de alguns cenários e personagens em Berserk. Espero que tenham gostado! Se sabem ou se souberem de mais alguma possível referência de algum local real, arma ou armadura, coloquem nos comentários 😉

Até a próxima!

10 Comments

  • Acho incrível o esforço do Miura em incluir bases históricas reais como monumentos, utensílios, vestimentas e adornos medievais na sua obra. Isso gera muita credibilidade pro mundo que ele se propõe a nos mostrar. Obrigada por pesquisar e dispor essas inspirações aqui pra gente, pois essa profundidade informativa é digna da imensidão dessa obra-prima que é Berserk. Excelente trabalho. 😉

  • Sempre se pode contar com o aprofundamento analítico dos Falcões para posts interessantíssimos. Faço minhas as palavras da Marcela, excelente trabalho mesmo. Aliás, Rogerio, e a Amanda Matias? Tem conversado com ela ultimamente? Ela parecia amar muito Berserk, sempre via excelentes posts dela no grupo e simplesmente sumiu.

  • Eu adoro saber e conhecer as inspirações e influências do autor para os cenários e personagens da sua obra. Como a Marcela mencionou acima, é interessantíssimo constatar que Miura usa fontes reais e históricas em Berserk. Imagino que Miura deve ter muito trabalho e deve gastar muito tempo fazendo essas suas pesquisas em livros, enciclopédias, almanaques e demais fontes sobre artes, arquitetura, escultura e história. Isso justifica a demora de Miura nos lançamentos dos capítulos. Isso também mostra que Miura tem um formidável bom gosto artístico, além das suas referências e influências serem incríveis.

    Um agradecimento especial e um inegável reconhecimento vai para Rogerio, pois teve todo o trabalho e a paciência de pesquisar e reunir todas essas possíveis inspirações e referências berserkianas do mestre Miura.

    Gratíssimo, caro Rogerio. E não pare 😉

  • Muito foda, mais uma vez parabéns pelo seu trabalho de pesquisa amigo.

  • Na página 88, do volume 20 (nova edição da Panini), a estátua que aparece atrás de Ganishka é claramente uma referência à Shiva, o deus “destruidor e regenerador” no hinduísmo.

Deixe uma resposta